iArtigos - Visualizando artigo

Valorize a sua marca

Simônica Capistrano Ferreira*

 

Abrir e gerir uma empresa não é uma tarefa fácil. É preciso ter um conjunto de habilidades, conhecimentos e acima de tudo, ter perfil empreendedor. De acordo com o Sebrae, é importante seguir um roteiro para facilitar a abertura da empresa, como: descobrir se você tem características empreendedoras, coletar informações sobre a criação da empresa, organizar estas informações para construir o plano de negócio, consultar a viabilidade do negócio e registrar a empresa.

O problema é que, atrelado a todos esses passos, o empreendedor tende a esquecer de focar em um atributo muito importante do plano de negócio: o plano de marketing. É ele o responsável por esquematizar estratégias de venda do produto ou serviço e como conquistar a sobrevivência da empresa, os clientes.

O primeiro passo para a construção deste plano de marketing deve ser criar a marca da empresa, considerada uma das atividades mais difíceis do plano e que deve ser produzida por profissionais de marketing especializados. Isso porque, a marca será a "cara" da sua empresa. Ela deverá passar todos os princípios, missão, visão e valores do seu negócio. E mais do que isso, ela será responsável por construir, junto à cultura empresarial, uma identidade.

Se for bem empregada, a marca tende a atrair e ser fixada na mente do consumidor/cliente. Por isso, ela nunca deve ser encarada como uma ferramenta simples de marketing. Pelo contrário, ela deve ser considerada o VALOR da sua empresa que deseja se fazer conhecida por todo o mundo. Portanto, valorize a sua marca!

* Especialista em Comunicação Organizacional, assessora de imprensa, jornalista e Diretora da CF Comunicação.


Voltar


Compartilhar

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.